quarta-feira, 10 de abril de 2013

Adolescente consome 26 kg de açúcar por ano com refrigerante e suco pronto


Adolescente consome 26 kg de açúcar por ano com refrigerante e suco pronto

Ideal são 18 kg, se considerado todo tipo de alimento; suco pronto e refrigerante substituíram água e leite

07 de abril de 2013 | 2h 03
FERNANDA BASSETTE - O Estado de S.Paulo

As crianças e os adolescentes brasileiros estão trocando o consumo de água e leite por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados ou em pó - o que têm aumentado consideravelmente os casos de obesidade infantil, além dos riscos para o desenvolvimento de doenças antes observadas em adultos, como diabete tipo 2 e hipertensão.
A constatação - que reforça a necessidade de mudanças de hábitos alimentares - está no primeiro estudo epidemiológico brasileiro que avaliou o consumo de bebidas entre crianças e adolescentes de 3 a 17 anos em cinco capitais: São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A pesquisa, desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e do Instituto da Criança do HC, foi publicada no BMC Public Health.
O Ministério da Saúde considera a obesidade infantil uma epidemia. Os dados mais recentes (referentes a 2009) indicam que uma em cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está acima do peso ou obesa.
Os resultados da pesquisa são alarmantes. Mostram que, além de o leite e a água praticamente desaparecerem da dieta dos jovens, na média geral, as crianças e os adolescentes consomem cerca de 21 quilos de açúcar por ano só considerando as bebidas.
A pesquisa indica, por exemplo, que um adolescente de 11 a 17 anos ingere cerca de 26 quilos de açúcar por ano com as bebidas - quase 45% a mais do que ele poderia consumir no período (18 quilos), considerando o açúcar presente em todo tipo de alimento, não apenas nas bebidas (mais informações nesta página).
"Estamos vivendo um fenômeno universal de aumento dos casos de sobrepeso e obesidade infantil. No Brasil, isso vem se acentuando nos últimos 20 anos, especialmente em decorrência da maior oferta de alimentos e das melhores condições econômicas das famílias", diz Cláudio Leone, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP e um dos autores do estudo.
Segundo o professor, muitas famílias substituem o refrigerante por sucos industrializados por considerarem mais saudável, sem ter ideia de que esse tipo de produto muitas vezes tem tanto açúcar ou mais do que uma latinha de refrigerante. "As mães acham que o fato de ter uma fruta estampada na embalagem significa que é saudável", diz.
É o caso da cabeleireira Maria Luísa Vieira de Araújo Silva, de 47 anos. Ela tem dois filhos: Augusto, que tem 15 anos e é "magrelo" e Júlia, que tem 12 anos e é "cheinha". Segundo a mãe, Júlia costuma beber refrigerante ou sucos industrializados todos os dias nas refeições. "Ela praticamente não bebe água. Ela mata a sede com suco e refrigerante."
Por causa do sobrepeso da filha, Maria Luísa levou a menina ao nutricionista, que pediu que ela anotasse num caderno tudo o que consumia. "Quando ela viu, ficou assustada. Readaptamos o cardápio de casa, mas é muito complicado cortar de vez as bebidas. Trabalho fora o dia todo, não tenho como controlar tudo o que ela come e bebe." Maria Luísa deixa o prato do almoço da filha pronto na geladeira, mas a menina ainda toma suco industrializado. "Suco natural é bom, mas e o preço da fruta?"
Oferta. Para Ekaterine Karageorgiadis, advogada do Instituto Alana e conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), um dos fatores que explicam os resultados da pesquisa é o aumento da oferta de produtos e o crescimento da publicidade dirigida às crianças.
"Boa parte dos produtos consumidos pelas crianças tem ações mercadológicas na TV ou na internet. E a publicidade foca na parte boa, como 'rico em ferro' e 'rico em vitaminas', e não deixa claro quanto há de açúcar. Isso faz as mães acreditarem que esses produtos não fazem mal."
Maria Edna de Melo, diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso), diz que o consumo de açúcar aumentou de maneira geral. "Vemos isso no dia a dia no consultório." Para ela, a única forma de reverter o crescimento da obesidade é promovendo ações de educação. "Não dá para crucificar a mãe que dá suco ou refrigerante para seu filho. A questão da informação e da condição social precisam ser levadas em consideração. É bem mais caro comprar alimentos saudáveis. É preciso uma política de governo com enfoque na educação alimentar."
Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, diz que a pesquisa traz resultados alarmantes, que vão orientar novas políticas públicas.
"A obesidade infantil é o tema central do programa Saúde na Escola, que é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com o da Educação, desde 2008", diz. Segundo Patrícia, a meta do ministério é reverter a curva de crescimento da obesidade entre crianças e estagnar entre os adultos nos próximos dez anos.

sábado, 6 de abril de 2013

AIS RECEITAS DO SITE : AS MELHORES RECEITAS NORDESTINAS



INGREDIENTES
  • - 1 3/4 xícara açúcar(315 g)
  • - 2 1/2 xícaras de água
  • - 3/4 xícara manteiga (150 g)
  • - 1 pitada de sal
  • - 3/4 xícara de leite de coco (180 ml)
  • - 06 gemas
  • - 500 g puba-carimã (massa de mandioca azeda, típica do Nordeste)
MODO DE PREPARO
Numa panela pequena, coloque o açúcar e a água, leve ao fogo até o ponto de pasta. Teste, pegando um pouco de calda morna entre o dedo indicador e o polegar. Se a calda escorregar, estará no ponto. Retire a calda do fogo, junte a manteiga e o sal. Deixe esfriar e adicione o leite de coco, as gemas e a puba. Passe pela peneira duas vezes e coloque numa fôrma de 23 cm de diâmetro, de buraco no meio, untada com manteiga. Leve para assar em forno moderado (180 graus), pré aquecido, por 40 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e desenforme. 322 calorias por fatia.


Bolo Pé de Moleque NOrdestino


Ingredientes:
1 kg de massa de mandioca lavada ,torcida e peneirada
4 xícaras de chá de açúcar
350g de margarina ou manteiga de boa qualidade

7 ovos (separe as gemas das claras)
350 ml de leite de coco(preferência inatura)
1 xícara de chá de café solúvel bem forte (frio)
250g de castanha(metade crua para decorar /a outra parte torrada no forno para triturar )
2 colheres de sopa de erva -doce
2 colheres de cravo da índia (ambos torrados e triturados )
7 claras
1 pitada de sal

Modo de preparo 
Bata manteiga ou margarina com o açúcar e as gemas até obter um creme esbranquiçado .Acrescente a massa de mandioca ,o leite de coco ,o café , as castanhas moídas ,o cravo,o erva-doce ,o sal e misture devagar até unir tudo .Por ultimo acrescente as claras batidas em neve firme ,misturando delicadamente de baixo para cima .Despeje a massa em uma forma untada com margarina e povilhada com farinha de trigo ,em cima da massa decore com castanhas e leve ao forno pré -aquecido a 180° até dourar .obs :o bolo estara assado quando enfiar um palito e este sair limpo ,também esta receita acompanha um bom café .


Torta de Banana Manezinho Araújo - Esplêndida - Vale muito a pena



Ingredientes
Doce de banana 
 Levar ao fogo:
- 7 bananas nanicas grandes cortadas em rodelas
- ¼ de copo de água
- 1 xícara de chá de açúcar


Deixe cozinhar até ficar um docinho, sem desmanchar as bananas.Pode-se colocar umas gotas de limão ou substituir a água por suco de laranjas. 
Despeje o doce num recipiente que possa ir ao forno.Reserve e prepare o creme abaixo.

CREME
- 01 litro de leite
- 04 gemas 
- 05 colheres das de sopa  DE amido de milho
- 250 gr de açúcar
- 01 colheres das de sopa de baunilha
Como Fazer
Ferva o leite com açúcar. Dissolva as cinco colheres de sopa de amido de milho um ½ copo de leite frio(retire do litro ),  junte ao leite quente e cozinhe por mais três minutos.
Bata as quatro gemas com a baunilha. Retire o creme fervendo do fogo e junte um pouco com a gemada, mexendo rigorosamente. Junte ao restante do creme. 
Coloque o creme sobre o doce de bananas.
Prepare o marshmallow.
Misture as 4 claras com 6 colheres das de sopa bem cheias de açúcar.Fica  gelatinoso.Leve ao fogo em banho-maria essa mistura de claras e açúcar e deixe esquentar bem,mexendo  sempre, tomando o cuidado para não cozinhar.
Quando estiver super quente, coloque na batedeira em velocidade máxima e bata até formar picos.
Coloque sobre o creme. 
Leve o recipiente ao forno médio para dourar o marshmallow.Eu coloco com o forno frio e ligo na hora.

Tapioca Legítima Nordestina ( Doce ou Salgada )




INGREDIENTES
1 kg de goma para tapioca (vende nos supermercados)
1 xícara de coco ralado, de preferência natural
Sal a gosto


Água para umedecer a massa
Recheio a gosto (queijo, presunto, carne, camarão, chocolate derretido, mel, calda de sorvete, doces, sorvete, etc)


PREPARO
Separe 1 kg de goma em duas partes
Molhe uma delas com água, sem deixar ficar uma "papa"
Caso fique muito úmida, polvilhe com a outra parte até a massa escorrer entre os dedos
Também não pode ficar seca demais
Coloque sal a gosto e misture o coco ralado, de preferência natural (uma mão cheia)
Depois, passe tudo numa peneira
Enquanto isso coloque a frigideira em fogo alto e dez segundos depois passe para o fogo médio
Coloque a goma na frigideira (não precisa de óleo) espalhando bem
Deixe aproxidamente entre 1 minuto e 1 minuto e 1/2
Vire, como se faz com uma panqueca
Está pronta
Coloque num prato e recheie
Dobre ao meio e saboreie

RECEITAS DELICIOSAS .. DO BLOG : asmelhoresreceitasnordestinas.blogspot.com.br


 Bolo de Goma - Simples e delicioso


Ingredientes:
Bate no liquidificador uma xícara de leite,
½ xícara de óleo,
4 ovos,
três xícaras de farinha de goma (ou polvilho/fécula de mandioca/tapioca),
um pires (ou um pacotinho) de queijo ralado;
*sal a gosto (cuidado porque o queijo de pacote já é muito salgado).
    Modo de fazer:
    • Depois de bater, de  5 a 8 minutos,  coloque numa forma de buraco no meio, levemente untada com óleo.
    • Leve ao forno por uns 30 minutos.
    • Sirva quente com manteiga ou ao seu modo.



    Bolo de Macaxeira ou Aipim




    Ingredientes *Copo: 185ml *Colher de sobremesa: 7,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
    1. 1 ½ kg de macaxeira crua ralada
    2. 2 copos de açúcar
    3. 1 garrafinha de leite de coco tradicional (200ml)

    4. 1 pacote grande de coco ralado (100g)
    5. 4 ovos inteiros
    6. 100g de manteiga
    7. 1 colher de sobremesa de sal
    Preparo
    1. Rale a macaxeira no ralo mais grosso de ralar cenoura fininha (não é naquele maior e grossão) ou use o processador instalado simultaneamente com o ralo grosso e a lâmina de metal (faca) para ralar e dar uma triturada. Faça isto de duas vezes, usando 750g de macaxeira de cada vez.
    2. Acenda o forno a 250º.
    3. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira retangular média de 35x22x3,5cm.
    4. Numa tigela grande, misture os ingredientes 1, 2 e 3 com uma colher de pau; acrescente os ingredientes 4 e 5 e mexa bem; ponha então os ingredientes 6 e 7, mexendo até obter uma mistura homogênea. Verta na assadeira (não nivele, para ficar com picos altos e baixos, que é a beleza do bolo) e leve para assar até começar a dourar as bordas (uns 40 minutos). Gire então a parte de trás da forma para frente e reduza a temperatura para 220°, deixando no forno até corar alguns dos picos altos do meio do bolo: aproximadamente 50 minutos. Deixe amornar sobre uma tábua.
    5. Desenforme morno virando duas vezes o bolo para ficar com a parte corada para cima: a primeira numa bandeja retangular qualquer e a segunda, no prato de servir. Se preferir, sirva cortado em pedacinhos, morno ou frio. Morno é sensacional.

    BAIÃO DE DOIS 
    NGREDIENTES
    • 1 xícara (chá) de bacon em cubos
    • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
    • 1 pimentão verde picado
    • 1 cebola roxa ralada
    • 1 colher (sopa) de alho picado
    • 2 xícaras (chá) de feijão de corda cozido
    • 2 1/2 xícaras (chá) de arroz branco cozido
    • 1 1/2 xícara (chá) de queijo coalho em cubos
    • 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde picada
    • Cebolinha para decorar
         Modo de preparo
    • Em uma panela grande, em fogo médio, frite o bacon em cubos até soltar a gordura.
    • Retire o bacon e reserve.
    • Na mesma panela, aqueça a manteiga, adicione o pimentão verde, a cebola roxa e refogue por mais 3 minutos.
    • Acrescente o alho, o feijão e frite por 3 minutos.
    • Junte o arroz e mexa.
    • Adicione o queijo, o bacon reservado, a cebolinha, misture e sirva decorado com cebolinha.
          Dica
    • A manteiga de garrafa, pode ser substituída por manteiga comum; o feijão de corda pode ser trocado por feijão bolinha e o queijo coalho por queijo de minas frescal.


    Pudim de Tapioca




     1 xícara (chá) de farinha de tapioca
        1 litro de leite
        4 gemas
        300 g de coco ralado

        1 lata de leite condensado
        1 xícara (chá) de açúcar
        4 claras batidas em neve
        1 xícara (chá) de açúcar

    Modo de preparo:
    1°- Em uma tigela, coloque 1 xícara (chá) de tapioca do Pará e 1 litro de leite misture e deixe hidratar por 12 h.
    2°- Adicione a tapioca (já hidratada) 4 gemas, 300 g de coco ralado, 1 lata de leite condensado e 1 xícara (chá) de açúcar e misture bem até formar um creme. Acrescente 4 claras batidas em neve e misture delicadamente. Coloque esta mistura em uma forma de pudim caramelada com 1 xícara (chá) de açúcar e leve ao forno médio em banho-maria por 1 h ou até que a superfície esteja dourada. Retire do forno e leve para gelar. Desenforme e sirva em seguida.

    quinta-feira, 4 de abril de 2013

    Curso de Pães sem Glúten

    Novo Curso de Pães sem Glúten em Curitiba:

    Preparo e degustação de Pão de Coco, Pão de Tomate Seco,
    Pipoca de Polvilho Azedo, Pizza e Farinha Especial sem Glúten Chef Sandra.

    Consta ainda na apostila: Bolacha de Baunilha, Bolinho de Chuva, Bolo de Maçã,
    Granola e Torta Salgada de Legumes.

    Todas as receitas são de minha autoria.

    Dia 10 de abril, das 19:00 h às 22:00 h.
    Na av. José Gulin, 1560 - Bacacheri

    Investimento: R$120,00
    Confirmar inscrição via depósito Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal
    >>>>>  Aqueles que não puderem participar, mas desejarem adquirir os cadernos,
    eu envio os 4 módulos por R$80,00, para qualquer parte do Brasil, via Correio,
    de forma registrada e sem custos adicionais.


    Inscrições com Sandra: (41) 3345-8968 ou 9968-1639
    www.facebook.com/chefsandramaciel
    E-mail: chefsandramaciel@gmail.com

    quarta-feira, 3 de abril de 2013

    SORTEIO DE MAQUINA DE CREPES


    A Sabores da Cozinha sem Glúten estará sorteando uma máquina de crepes da marca Britânia no Grupo Viva sem Glúten.O sorteio será dia 09 de abril às 20,00 horas.Basta dizer que quer participar e colocar o número de sorteio!Peço a todos para divulgarem em suas páginas o blog, para que mais pessoas tenham acesso a receitas sem glúten e sem leite!!!
    http://saboresdacozinhasemgluten.blogspot.com.br/



    Boa sorte a todos!!! E aquele que ganhar saberei que tem em sua casa um pedacinho de meu coração!!!

    JOSY GOMES 

    Cozinhando com Josy Gomez


    terça-feira, 2 de abril de 2013

    CURSO DE CULINARIA SAUDÁVEL SEM GLÚTEN


    No ATELIE PERINI PITUBA  ministrarei um CURSO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SEM GLÚTEN. Vejam o cardápio que confeccionaremos e degustaremos:



    CURSO DE CULINARIA SAUDÁVEL SEM GLÚTEN
    25 DE ABRIL DE 2013 - DAS 19 AS 21 HORAS
    INFORMAÇÕES: 2108-0008

    v   BOLO DE QUINOA COM MAÇÃ E NOZES
    v   EMPADINHAS DE FARINHA DE ARROZ COM BACALHAU
    v   PÃO SEM GLÚTEN
    v   TORTA DE QUINOA COM RECHEIO DE LEGUMES