sexta-feira, 18 de novembro de 2011

4 conferencia de segurança alimentar e nutricional

Caros amigos,

Retornamos da 4ª Conferencia de SAN com nosso dever cumprido e na esperança que o DHAA seja contemplado a todos os cidadãos celíacos.
Trabalhamos para garantir que os delegados se apoderassem do conceito de necessidades alimentares especiais. E contamos com a articulação do Prof. Pedro que no mês de agosto divulgou os celíacos no jornal do MDS de agosto (anexo pag.15) e criou vários ambientes na conferência onde para que pudéssemos ter voz como ao coordenar a oficina para os presidentes dos CONSEAS convidou Nildes para participar e cedeu a oportunidade de fala que resultou na solicitação do grupo de uma capacitação sobre o tema para os CONSEAS e ao se reunir com as lideranças do movimento negro e comunidades tradicionais deu explicações
do que e glúten e o impacto na vida das pessoas com DC e outras restrições alimentares.
Nos corredores Miriam, eu e um voluntário de nutrição, distribuímos folders sobre DC. Realizamos a atividade integradora promovida pela FENACELBRA prestigiada por 22 participantes e todos tiveram a oportunidade de relatar suas experiências. Tivemos nossa moção (anexo) aprovada por unanimidade e a maioria das proposições dos eixos. Nildes e eu  fizemos articulações com a CAISAN e representantes de outras instituições.
Oportunamente, Miriam, Prof. Pedro, Nildes e eu reunimos com o Grupo de celíacos de Salvador na pessoa da Dra. Kátia, reunião rápida mas objetiva para que em breve a ACELBRA/BA  seja uma realidade e com  assento garantido no Consea da Bahia.
Queremos agradecer a todas as ACELBRAs e Grupos que participaram em seus Estados e Municípios para que fossemos contemplados no documento base.
Agradecimentos especiais a Margarida e Ângela pela valiosa contribuição elaboração de material (textos, moção e oficina), a Raquel incessante na articulação para que tudo ocorresse da melhor maneira possível, a Nildes por sempre nos mostrar o caminho das articulações, o Prof. Pedro Kitoko que não perdeu nenhum espaço sem inserir os celíacos e toda a comitiva do Espírito Santo que foi nosso stand de base, a Miriam que brilhou nas articulações da alimentação escolar, a Cléo que colocou todo o Ceará com uma voz única em defesa dos celíacos, A Julane (Acelfoz) e Juliana (Acelbra/RJ) pela contribuição na oficina, a Aldenora que não perdeu tempo em vestir a camisa e dar apoio, a Suzana Coutinho em nome dos conselheiros do  CONSEA que  deram toda a contribuição para garantir a aprovação das proposições. 

Um abraço

Lucélia Costa
presidente da FENACELBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário