quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Descobertas na TC de abdomen na Doença Celíaca Adulto

Descobertas na TC de abdomen na Doença Celíaca Adulto

RadioGraphics 2011; Vol 31 (4): 977 992

A doença celíaca é agora reconhecida como uma doença comum, ocorrendo em cerca de um em cada 200 americanos. No entanto, menos de 10% dos casos são diagnosticados atualmente, com um atraso de diagnóstico de mais de 10 anos do início dos sintomas. No passado, o exame de bário do intestino delgado demonstrou um padrão de achados anormais causados ​​pelas alterações fisiopatológicas induzidas por má absorção, levando ao diagnóstico de doença celíaca e outras doenças de má absorção. Apesar de não ser específico, que o padrão solicitava uma avaliação mais aprofundada do paciente. O número de exames realizados de bário e a habilidade necessárias para interpretar os seus resultados estão ambas em declínio.

Dor abdominal na doença celíaca é uma queixa comum no início, que muitas vezes leva a tomografia computadorizada (TC). Melhorou CT resolução agora permite uma melhor representação do intestino delgado, cólon e linfonodos mesentéricos, os quais são afetados por doença celíaca.

A detecção de doença celíaca pel TC irá permitir o que o tratamento seja logo iniciado para evitar a significativa morbidade e mortalidade associada a um atraso no diagnóstico. Os achados anormais de TC vistos ao longo da última década durante a revisão de mais de 200 casos da doença celíaca mostram que a TC representa mais recursos da doença celíaca que o exame de bário fez. Reconhecimento de padrões para o diagnóstico de doenças do intestino delgado que criam as mudanças estruturais na parede do intestino é bem aceito. Por demonstrar características da doença celíaca não detectada com exame de bário, a tomografia computadorizada pode ser mais sensível que o exame de bário para o diagnóstico desta doença. (C) RSNA de 2011 radiographics.rsna.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário