terça-feira, 22 de novembro de 2011

Associação de atenção e hiperatividade e Doença Celíaca: um breve relatório

Associação de atenção e hiperatividade e Doença Celíaca: um breve relatório

Helmut Niederhofer, MD, PhD
Departamento de Psiquiatria Infantil, Hospital Psiquiátrico de Rodewisch, Rodewisch, Alemanha
Autor correspondente.
Endereço para correspondência: Helmut Niederhofer, MD, PhD, do Hospital Psiquiátrico Rodewisch, Psiquiatria Infantil, Bahnhofstrasse, Rodewisch, SN 08228, Alemanha (E-mail: helmutniederhofer@yahoo.de ).
Recebido 28 de outubro de 2010; Aceito 02 de novembro de 2010.
Outras Secções ▼

Abstrato
Objetivo:
A possível associação da doença celíaca com distúrbios psiquiátricos e psicológicos, tais como atenção e hiperatividade (TDAH) tem sido relatada repetidamente. O objetivo deste estudo foi observar se uma dieta sem glúten pode aliviar os sintomas comportamentais em pacientes com doença celíaca e ADHD.

Método:
Sessenta e sete indivíduos com idades entre 7-42 anos (média = 11,4 anos) com TDAH foram incluídos no estudo no sul do Tirol, na Itália, de 2004 a 2008. Hypescheme, uma lista de verificação que incorpora critérios operacionais do DSM-IV e CID-10 critérios, foi usado para avaliar o TDAH-como sintomatologia. Além disso, os níveis séricos de todos os indivíduos foram avaliados para a doença celíaca possível através do exame anticorpos antigliadine e antiendomísio. A dieta isenta de glúten foi iniciado há pelo menos 6 meses de doença celíaca-positivos pacientes com TDAH.

Resultados:
Dos 67 pacientes com ADHD, 10 foram positivos para a doença celíaca. Após o início da dieta sem glúten, os pacientes ou seus pais relataram uma melhora significativa em seu comportamento e funcionamento em comparação com o período antes do diagnóstico e tratamento celíaca, o que ficou evidente na pontuação média geral no questionário Hypescheme ( t = 4,22, P = 0,023).

Conclusões:
A doença celíaca é marcadamente sobre-representados entre os pacientes com ADHD. A dieta sem glúten melhorou significativamente os sintomas de TDAH em pacientes com doença celíaca neste estudo. Os resultados sugerem ainda que a doença celíaca deve ser incluído na lista de sintomas de TDAH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário