sábado, 19 de novembro de 2011

SEGREDINHOS SEM GLUTEN

Conversando com um amigo, ele me apontou o problema de que como o peso da farinha varia por marca, região, tempo desde que foi produzida, etc, é difícil mensurar a receita usando xícaras ao invés de peso.
Entretanto, como nem todo mundo tem uma balança, principalmente eu que estou viajando, prefiro não entrar nos méritos de cozinha profissional. Na verdade às vezes nem eu mesmo sigo a receita, afinal, os dois principais pontos que descobri sobre bolos sem glúten são: 
1 - Usar pelo menos 1/4 de polvilho doce por receita (2 a 3 xíc de outras farinhas) para dar liga
2 - Verificar a consistência da massa. Ela deve ser relativamente líquida, como esta daqui
Consistência de massa sem glúten
3 - (ATUALIZADO) Um outro amigo perguntou “mas o que você usa no lugar do ovo”? Na verdade esta pergunta tem múltiplas respostas. Para dar liga em farinha sem glúten é o polvilho e/ou goma xantana (em farinha de trigo não há necessidade, pois quem dá a liga na verdade é o glúten).
Para manter a massa úmida usa-se entre 1/4 xíc a 1 xíc de purê de maçã, banana amassada ou outro purê de frutas, dependendo dos outros líquidos. O purê de frutas ajuda, além da umidade, a dar uma nova profundidade de sabor.
Para dar leveza à massa, usa-se um pouco mais de fermento em pó que o normal e também bicarbonato de sódio. Além disso a água ou o leite vegetal devem ser quentes para ativar o polvilho e também os fermentos. 
Assim, se você fizer uma das minhas receitas e sentir que a massa ficou muito pesada, adicione 1/4 de xíc de água quente por vez, até ficar fácil de mexer.
Se você não tiver polvilho doce, então é bom usar agar-agar ou goma xantana pois dificilmente conseguirá dar liga sem ele.
Espero que isso ajude você a explorar esta e outras receitas sem glúten

Nenhum comentário:

Postar um comentário